“Quando somos crianças a presença de heróis é uma constante em nossas vidas. Nessa fase nossa imaginação é muito fértil e nos permitimos ser quem queremos. O herói é uma representação da grandiosidade do potencial humano, no fundo sabemos que podemos ser muito mais do que aquilo que estamos manifestando no momento. Nosso inconsciente sabe que possuímos potencialidades que estão latentes e que se não forem trabalhadas, com o tempo serão atrofiadas e desaparecerão. Ele envia mensagens de admiração por aqueles que realizaram grandes feitos, querendo nos dizer que também podemos fazer tudo isso, basta que lutemos. (...) Para Joseph Campbell, um dos maiores estudiosos de mitos e lendas da história, existe dois tipos de mitos: aqueles que realizam proezas físicas, como salvar a vida de uma pessoa, fazer uma grande travessia, etc. e aqueles que atingem um estado superior de consciência e depois se determinam a ensinar outras pessoas uma mensagem. (...) Os heróis estão por aí, às vezes mais próximos do que imaginamos.”
(Fonte: http://www.assimfaloudenardi.com/).
O herói está dentro de você...
Prezado(a) navegante,
Nossa vida é um fluxo, como diria Heráclito. Estamos sempre a caminhar, chegando e partindo, aprendendo e ensinando, muitas vezes sem perceber. A jornada do herói se faz ao caminhar e o triunfo advém necessariamente do esforço empreendido para desfrutar a sabedoria do caminho, de saber triunfar sobre a derrota e a vitória. Contudo, o herói superior é aquele que volta para “a sua morada” e se propõe a ensinar os outros o caminho. Muitos se esquecem dos outros quando triunfam, mas estes não são heróis. Muitos ficam cegos pela ilusória luz da vaidade e se esquecem que o conhecimento deve ser semeado, mas estes não são heróis. Heróis são aqueles que amam semear, você é ou quer ser um semeador? É preciso para isto conhecer melhor a semente, para que possa manejá-la com segurança. Será que você fez isso conscientemente ao longo da trajetória de sua vida?
Onde está a verdade? Cristo já dizia: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"...Nesse ponto faço referência à grande pedra filosofal dos alquimistas: a arte de lapidar a alma humana...
ResponderExcluirBelo post, belo blog...
Prezada Amanda,
ResponderExcluirPrimeiramente quero agradecer por compartilhar conosco deste espaço de reflexões e diálogos. Inicialmente pensei em criá-lo para ampliar os espaços de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares que oriento na UNEB, contudo notei que será bem mais amplo e promissor se outras pessoas participassem. Compartilhar diferentes saberes, olhares e oportunizar diálogos colabora para a construção do conhecimento e o exercício da cidadania.
O espaço está em contrução, sempre estará... Seja bem-vinda!!! Logo, logo teremos também a participação de estudantes da UNEB e de outras pessoas maravilhosas. Obrigado e continuemos em sintonia, abertos para a realização da viagem interior.
Grata... Escrita sensível, acolhedora... coisa rara hoje em dia!Adorarei compartilhar das suas idéias.
ResponderExcluirAbraços afetuosos.
Obrigado, Amanda! Abração e tudo de bom.
ResponderExcluir