sábado, 14 de abril de 2012

La vita è adesso - Renato Russo


A vida é agora,
No velho albergue
da Terra, e cada um num
quarto e numa história, de manhãs mais leves
E céus à margem de esperança e de silêncios de escutar,
E te surpreenderás a cantar,
Mas não sabes porque

A vida é agora,
Nas tardes apenas frescas
Que te dá sono e os sinos
volteiam as nuvens, e chove
sobre os cabelos e sobre as mesinhas
dos cafés lá fora,
E te perguntas incerto: quem és tu, és

Tu, és tu, és tu

Es tu que empurras para frente o coração, e o trabalho duro
De ser homem e não saber, o que será o futuro;
É és tu no tempo que nos faz maiores e sozinhos no meio
do mundo,
Com a ânsia de procurar juntos, um bem mais profundo

E um outro que te dê descanso, E que se curve diante de ti
Esperando de querer-se mais, sem entender o que é,
E tu, que me trocas olhares, neste instante
imenso,
Sobre o rumor das pessoas, dize-me se isto tem um
sentido;

A vida é agora,
No ar suave
após um jantar
E caras de crianças contra as vidraças
E os prados que se esfregam como gatinhos
E estrelas que se juntam nos lampiões,
Milhões, enquanto te perguntares onde está você,

Estás tu, estás tu, estás tu,

És tu que levarás o teu amor através de cem e mil
caminhos,
Porque não tem mais fim a viagem, mesmo se um sonho
acaba;
É você que tem um vento novo entre os braços,
Enquanto você vem ao meu encontro
E aprenderá que para morrer, bastará um acaso.
Numa alegria que faz mais mal que uma tristeza,
E em qualquer tarde te encontrarás, não te jogues fora
E não deixe passar um dia para se descobrir
Filho de um céu tão belo porque a vida é agora.

(Tradução por Lucas Timm)

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Herdeiros do Futuro - Toquinho

A vida é uma grande
Amiga da gente
Nos dá tudo de graça
Prá viver
Sol e céu, luz e ar
Rios e fontes, terra e mar...
Somos os herdeiros do futuro
E pr'esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
 

O amor quando dura acaba


O amor quando dura acaba
A semente quando morre nasce
A vida quando termina eterniza
A fome quando pega solta
A beleza da juventude apavora
E o seu sorriso em mim chora
Tenho pavor quando sorrio
E alegria quando choro
A dualidade unifica
As partes e o todo
A evolução e o perfeito
A razão e a emoção...

Quem me dera conhecer tudo
Mas o que conheceria seria nada
Porque se conhecer tudo fosse possível, na verdade não conheceria
Porque para conhecer, tudo deveria ser imutável
E o mutável que ilumina a consciência não existiria
E eu, como Deus, não conheceria
Porque não teria consciência,
Apenas seria...

Seria como árvores,
Com os pés na terra
E os pólens nas nuvens
Ou como um pássaro,
Com o coração nos ares
E estômago nas veredas, nos rios e nos mares
Seria como uma estrela que apaga ou alumia,
Como a montanha que anuncia
As secas e as tempestades,
Ou os rios que correm sem dizer que são
Seria como a música da estação
Quente ou fria,
Seria, apenas seria...
Por isso eu referencio a natureza
Que está fora de si como Deus,
E a inteligência sem sentido que está dentro de mim,
Porque ela tudo sabe, sem saber.

(Fábio Carvalho Nunes)

TOQUINHO - COISAS DO CORAÇÃO

No meu peito o sol do amor ardia,
Hoje insiste em não brilhar.
E por que que era tão lindo andar
Junto ao mar no fim do dia?
Me acalmava ver cair a chuva
Nos telhados, nos quintais.
Por que é que a luz dos olhos meus
Não te ilumina mais?
Coisas do coração:
Quando vêm nos fazem bem e mal.
Chegam como um grande carnaval
Desfilando alegrias e cores;
Energia, magia e dores.
Coisas do coração:
Passam como as nuvens lá do céu,
Fazem da lembrança um carrossel
Que o tempo que aí vem vindo
Pouco a pouco irá cobrindo
Tudo, tudo com seu imenso véu.
Quando os sonhos me acenaram ao vento,
Quase sempre os persegui.
Uns renascem todo dia em mim,
Outros já me esqueci.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

O Livro

Lê-lo-ei, oh livro de mim
Para que meu corpo caminhe vive,
para que meu sorriso seja livre
e os meus lábios se entrelace aos seus...

segunda-feira, 2 de abril de 2012

O SOL NÃO ACORDOU AS PESSOAS

Quando as palavras caem
em completo abandono
e o coração não consegue
alcançar os sonhos,
a alma do aflito
já não se pergunta
e absorvida do ser natural,
não homem, bicho,
não consciente, mas agente,
revira o que sobrou
da sociedade entorpecente.

Paradoxo doentio,
também entorpecida
pela SIDA
que carcome
nossa terra gentil,
a cidade se divisinha,
mas se enxerga
muito mal.

Para salvá-la
criam espaços de ignorância;
a praça que outrora era do povo,
já não pertence às massas
e o com dor ansioso as rodeia.
“Loucos!” – O bardo clama.
“Precisam salvar as pessoas.”
Mas o sol que pulsa,
arde, com a mesma chama,
acorda os pássaros e as flores,
mas não as pessoas.
Porque será?

Fábio Carvalho Nunes

Céu de Santo Amaro